Conteúdos atualizados sobre o
universo das relações de trabalho

Conteúdos atualizados sobre o
universo das relações de trabalho

Como ingressar com um processo trabalhista?

17 de agosto de 2021

A imagem mostra um malhete em tom de madeira escura com detalhe em dourado, ao lado de uma balança da Justiça, na cor dourada. Ambos os objetos estão sobre uma superfície de madeira em tom claro.

Os problemas enfrentados por empregadores e trabalhadores no dia a dia da empresa, ou ainda, no processo de demissão, são cada vez mais frequentes. E quando a resolução dos conflitos não ocorre de forma amigável, a Justiça torna-se a opção mais viável para estabelecer os deveres e garantir os direitos de ambas as partes.

Neste artigo, vamos apresentar as principais características dos processos trabalhistas e indicar os documentos necessários para ingressar com uma ação. Confira!

Qual a diferença entre o MTE e a Justiça do Trabalho?

Apesar de muitas pessoas confundirem esses dois órgãos, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Justiça do Trabalho são coisas distintas.

O MTE pertence ao Poder Executivo e é encarregado de inspecionar as condições de trabalho nas empresas, bem como fiscalizar o cumprimento das leis de proteção ao trabalhador. Além disso, ele também é responsável pela emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), bem como a habilitação para recebimento do Seguro Desemprego.

Já a Justiça do Trabalho é um órgão do Poder Judiciário, que tem como função apreciar e julgar as ações oriundas das relações de trabalho. Ou seja, aquelas decorrentes de conflitos entre trabalhadores e empregadores, visando garantir os direitos de ambos os interessados.

Como entrar com uma ação na Justiça do Trabalho?

A pessoa que deseja ingressar com uma ação perante a Justiça do Trabalho pode redigir sua própria peça inicial, ou procurar o Setor de Atermação do fórum da justiça trabalhista do seu município ou da cidade mais próxima. Na oportunidade, um servidor redigirá a petição de ingresso a partir dos fatos narrados pelo reclamante.

Contudo, cabe ressaltar que a presença de um advogado pode tornar todo o processo mais prático e seguro, uma vez que ele irá analisar a sua situação e indicar a melhor estratégia para auxiliar você. Para quem deseja se antecipar, a dica é reunir os documentos necessários para a abertura do processo de antemão, sempre consultando o seu advogado sobre cada um deles.

Documentos necessários para abrir um processo trabalhista

Em regra, para ingressar com uma Reclamação Trabalhista, o empregado deve levar ao advogado:

  • cópia da identidade;
  • cópia do CPF;
  • comprovante de endereço;
  • cópia da CTPS;
  • termo de rescisão do contrato de trabalho (quando houver);
  • recibos de pagamentos (quando houver).

Dependendo de cada caso, o advogado poderá requerer documentos adicionais para comprovação das alegações preteridas, após uma análise minuciosa da demanda

Qual o prazo para buscar meus direitos na Justiça do Trabalho?

A regra de prescrição no Direito do Trabalho traz dois prazos prescricionais: há um prazo quinquenal (5 anos) e um bienal (2 anos). O prazo de 5 anos é um limite imposto por lei ao tempo, contado desde a distribuição da ação (protocolo inicial) para trás. Já o de 2 anos é o limite para ajuizar essa ação, contados desde a homologação da demissão.

Ou seja, quando o trabalhador deixa o emprego, deve ajuizar a reclamação trabalhista o quanto antes, para perder o mínimo possível de direitos de 5 anos para trás. Para o início da contagem do prazo prescricional, deve-se levar em conta o período do aviso prévio, ainda que indenizado, que deve ser computado para todos os fins, inclusive para o início do prazo prescricional.

Assessoria em Direito do Trabalho

O escritório Dorfmann & Camino Advogados Associados possui experiência em diversas esferas trabalhistas, com atuação transparente, agilidade processual, foco na garantia dos seus interesses e proteção dos seus direitos. Nossa equipe está à disposição para prestar esclarecimentos a empregados e empregadores sobre a contratação de funcionários MEI.

Entre em contato pelo número (51) 3226-5721, pelo WhatsApp (51) 98329-0077 ou envie sua mensagem para contato@dorfmanncamino.com.br e saiba mais.


O escritório de advocacia Dorfmann & Camino atua na área do Direito do Trabalho, elaborando estratégias para solucionar os conflitos existentes entre funcionários e empregador. Tendo como base a correta interpretação da CLT, nossos advogados buscam garantir a preservação dos interesses do cliente, frente às mais diversas ramificações do âmbito trabalhista.

Buscar no Blog
Solicite uma avaliação de caso

    Dorfmann & Camino

    O escritório de advocacia Dorfmann & Camino atua na área do Direito do Trabalho, elaborando estratégias para solucionar os conflitos existentes entre funcionários e empregador. Tendo como base a correta interpretação da CLT, nossos advogados buscam garantir a preservação dos interesses do cliente, frente às mais diversas ramificações do âmbito trabalhista.

    Contato

    Av. Borges de Medeiros, 659 - 4º andar - Centro Histórico


    (51) 3226-5721 / (51) 3226-5699 / (51) 3224-3334


    contato@dorfmanncamino.com.br


    Seg. a sex.: 9:00 às 12h:30 | 13h30 às 18h30

    Redes Sociais

    Curta a nossa página

    Siga o nosso perfil

    Crie uma conexão conosco

    Topo